Imagem capa - Sentar com a família para ver fotografias: Saiba por que isso é tão mágico por Lucas Pereira
Fotografia de família

Sentar com a família para ver fotografias: Saiba por que isso é tão mágico


Eu moro em SP, meus pais moram em MG, praticamente todo mês eu vou visitá-los e fico alguns dias por lá. Essas visitas sempre trazem assuntos nostálgicos, até por que gosto muito de puxar assuntos sobre a minha infância com meus parentes e meus pais não são muito diferentes.

Essas conversas muitas vezes são acompanhadas de uma caixa que fica no armário da sala, com DIVERSOS álbuns de fotografia, sei que essa caixa teve muita influência nos meus projetos que desenvolvo desde que tenho a fotografia como profissão. Porque nessa caixa não tem apenas fotografia de família, nela tem histórias, muitas histórias que ficam eternizadas com essas fotos, nelas tem lembranças, sons, cheiros, visões claras. Nelas conseguimos ouvir os sons do dia em que a foto foi feita, conseguimos sentir o cheiro da nossa casa da infância, tem os trejeitos de nossos entes queridos que já não estão mais entre nós, um verdadeiro universo em que pudemos vivenciar no passado.  






 

O mais incrível dessas experiências em família é que conseguimos ser transportados para locais e épocas que nem vivemos, nessa foto acima me transporta para a infância da minha mãe, da qual já ouvi diversas histórias. A fotografia traz essa possibilidade, podemos ser transportado para a infância de nossos pais, de nossos avós e perceber o quanto fomos parecidos (ou diferentes), diversos costumes que ultrapassam o tempo e só notamos isso através das conversas e das fotos.


Juntar a família para ver essas fotos é viajar junto pelo tempo, é dar as mãos e revivermos as histórias que vivemos, é olhar para o passado com sorriso nos olhos, é lembrar dos momentos, dos costumes e dos sentimentos.

Porém (sim, tem um porém hahaha) sempre que vejo as fotos tenho um sentimento recorrente.... Sempre fico triste por não ter fotos de qualidade, mesmo com as fotos trazendo todo o sentimento que trazem, eu fico pensando se pelo menos um dos dias da minha infância houvesse um fotógrafo como eu para registrar esse dia, com um olhar poético, com uma visão artística, querendo contar uma história para o Lucas do futuro, como essas fotos não seriam um tesouro, tenho quase certeza que esse álbum não estaria na caixa dentro do armário da sala, mas sim do lado dos quadros de fotografia que são destaque na sala. Um olhar treinado para contar histórias, faz isso e histórias sobrevivem ao tempo.



Essas fotos acima são fotos que fiz buscando histórias, são fotos vivas, fotos que irão caminhar juntamente com a história de cada família. Viajar por essas histórias sempre me inspira a buscar mais e mais, a partir delas sei que o dia em que fotografei será eterno, a fotografia documental de família me da a oportunidade de fazer as crianças do futuro viajarem ao passado e recordarem aquilo que o tempo sempre tenta nos fazer esquecer, mas a fotografia se torna o antidoto para o esquecimento de nossos sorrisos do passado.


O que achou dessa viagem ao passado junto com minha família?

O que acha em ter fotos poéticas sobre sua família, para um dia poder contar essa poesia sentada no sofá com sua família?

Olha só! Se você quiser que eu conte um pedacinho da sua história eu irei te dar um presente.

Entre em contato por meio desse link que irei te dar um presente maravilhoso!