Imagem capa - Contamos histórias por fotografias por Lucas Pereira

Contamos histórias por fotografias


É incrível o poder que a fotografia tem de nos transportar para o passado! Essa foto foi tirada em 1999, eu tinha 10 anos, estava no primário, fiquei feliz ao saber que iria ser o super-homem em uma foto, saí da sala de aula alegre e fui em direção a diretoria da escola, onde seria tirada a foto, chegando lá um senhor de bigode grosso estava me esperando para colocar a roupa do super-homem, vesti aquilo e me senti super poderoso, próximo a parede havia um planeta para onde eu "iria voar" para ser fotografado! "Além de super poderoso eu ainda podia voar!".


Lembro-me que fiquei na frente daquele planeta e o moço bigodudo apontou a câmera para mim, de repente uma luz forte piscou e pronto! a foto estava pronta, fiquei chateado em ter que deixar de ser o super-homem e voltar para a sala, a aula era de matemática ainda!

 

Cheguei em casa super empolgado falando para minha mãe e para minha irmã mais nova que  eu havia sido o super-homem e tinha voado até perto da lua para fazer essa foto.


Naquela época a foto era revelada, pois não havia foto digital ainda, então demoraram duas semanas para eu me ver como super-homem! Lembro o alvoroço que foi na sala de aula quando as fotos chegaram, todos os meninos haviam sido o super-homem e todas as meninas a mulher maravilha!


Essa foto ficou por anos na estante da sala, eu sempre me recordava "do dia em que eu havia sido um super herói"!


A magia de nos transportar para o passado em uma fotografia é fantástica, lembro com detalhes esse dia e é uma memória que só é resgatada quando vejo essa foto!

 

Registrar nossa vida é muito importante para trazer a tona esses sentimentos nostálgicos da nossa infância, hoje eu trabalho registrando dias comuns para que em um futuro esses dias virem histórias maravilhosas, para que nossos filhos lembrem da infância maravilhosa que tiveram, para que nós mais velhos possamos ver como as coisas mudam, mas sempre podemos ser poesia.

 


Conheça mais do meu trabalho documental de famílias
Portfólio Um belo dia

Escrevi um ebook sobre esse trabalho também! Da uma olhadinha lá!
E-Book Fotografia documental de família

Gostou dessa história? Quer que um dia da sua família torne-se uma história também? Entra em contato comigo que vamos combinar isso! =)

Quero ter uma história em fotos